domingo, 13 de fevereiro de 2011

A crise do conhecimento científico e a práxis pedagógica

A crise do conhecimento científico exige dos profissionais da educação uma visão sobre o processo de ensinar e aprender. Para conhecer um fenêmeno a ciência antes estudava cada parte isolada para melhor compreendê-lo no todo. Entretanto, hoje a ciência já percebe que para ter uma visão da realidade do fenômeno é preciso conhecer as relações deste fenômeno com o mundo no qual ele está inserido, o que chamam de visão holística. Transportando este pensamento para a práxis pedagógica percebe-se que não cabe mais o pensamento cartesiano de que apenas ensinando conceitos e técnicas os alunos irão apropriar-se do conhecimento e estabelecer relações com o mundo no qual ele está inserido. É preciso mais!! O professor deve rever não apenas sua prática pedagógica e sua metodologia de ensino, mas também refletir sobre a forma como o aluno aprende e que este aluno está envolvido em um mundo repleto de informações. O aluno de hoje, assim como a conhecimento científico precisam ser vistos sob a ótica das relações !!!

0 comentários:

Postar um comentário